Evitando prejuízos em remarcações e cancelamentos de passagens.

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Precisa antecipar o seu voo no mesmo dia da viagem, tente remarcar gratuitamente sua viagem.

  • Algumas empresas permitem antecipação de voo sem custo, no mesmo dia da viagem. A TAM e a AVIANCA antecipam no mesmo dia, sem restrições. A antecipação na TAM pode ser feita no balcão do check-in ou no totem, AVIANCA tente no balcão, a GOL permite antecipação de voo num intervalo máximo de 6 horas, sendo que clientes com Cartão Diamante antecipam sem restrição no mesmo dia. A AZUL isenta apenas a multa para antecipação num intervalo máximo de 6 horas, mas cobra diferença de tarifa, o que quase sempre vai gerar um custo.

Regras importantes para a antecipação.

  • É necessário ter vagas disponíveis no voo desejado e não é possível adiar um voo, ou seja, pegar um voo no dia seguinte ou após o horário do seu embarque. Você pode saber a disponibilidade, efetuando a simulação no site da Cia aérea.

Caso seu bilhete seja ida e volta ou inclua múltiplos trechos, em caso de você não voar o primeiro trecho, a cia aérea cancelara o trecho de volta e eventuais trechos intermediários cancelados automaticamente.

  • Para evitar isso é necessário reemitir todo o bilhete ou cancelar a ida antes do início da viagem.

Cuidado com o seu nome no bilhete, confira sempre a grafia correta do nome e do sobrenome.

  • Pequenos erros de digitação ou falta de até uma letra costumam ser corrigidos gratuitamente pelas empresas aéreas. Para isso ligue com antecedência para a central de atendimento e não deixe para resolver no aeroporto. Em erros maiores que esses, esteja preparado para arcar com as multas ou para ter o seu embarque negado. Importante: passageiros cujos nomes terminam com Júnior, Filho etc. devem ter o sobrenome anexado na reserva, mulheres que adotaram o nome do conjugue devem emitir o bilhete considerando o sobrenome que consta no documento que será utilizado no embarque, do contrário, o embarque será negado.
  • Se for emitir bilhete para alguém ou solicitar para uma agência, peça e envie os nomes por escrito e confira antes da emissão.

Use a passagem como crédito para comprar outros bilhetes, caso não vá mais voar o trecho comprado.

  • Neste caso onde você pretende viajar futuramente, você pode solicitar o MCO (Miscellaneous Charge Order), pois costuma ser mais vantajosa que o reembolso, além de ser uma opção viável quando o bilhete não for reembolsável. Neste caso vale se informar antes com a Cia aérea.

Bilhetes comprados por agência só podem ser remarcados ou reembolsados pela agência.

  • As empresas aéreas não podem alterar diretamente esses bilhetes, mas o seu agente de viagens pode efetuar normalmente a remarcação, alterando e reemitindo na mesma hora, para bilhetes comprados pelos sites especializados em passagens aéreas, muitas vezes eles precisam de pelo menos 24 horas para reemitir um bilhete, o que pode causar transtornos a passageiros que perderam voo e desejam voar na mesma data.

 Validade do bilhete ou do crédito.

  • 1 ano após a data da emissão do bilhete

Guarde o e-mail de confirmação de seu bilhete.

  • Ele vai ser extremamente útil para provar que houve alteração no itinerário, verificar o valor pago, a regra da tarifa, além de conter as informações necessárias para alterações na passagem, como o número do bilhete eletrônico e o código da reserva.

Não é possível fazer o endosso do bilhete para terceiros.

  • Essa prática foi totalmente abolida pelas empresas aéreas. Além disso, a exigência da ANAC de apresentar o documento de identificação com foto no embarque também dificultou a prática.

Reembolso.

  • A Lei estabelece o prazo de até 30 dias para que o crédito seja feito, mas as companhias aéreas estipulam de 30 a 45 dias e geralmente o valor que será creditado não é informado no ato do pedido. Além disso, ocorre de o reembolso ser descontado de multas e taxas inclusas na regra da tarifa.

 

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