Canadá.

0
1939
teste

Informações Complementares

Canadá

Capital: Ottawa
Idioma Oficial: Inglês e francês

O Canadá é o segundo maior país do mundo, por extensão territorial. Apenas a Rússia é maior. O Canadá ocupa praticamente toda a metade norte da América do Norte. O único país que limita-se com o Canadá é os Estados Unidos da América, localizado ao sul do país (48 Estados americanos contíguos) e a noroeste (Estado americano de Alasca). Ao norte localiza-se o Oceano Ártico, a oeste, o Oceano Pacífico, e a leste, o Oceano Atlântico.

»  Moeda: Dólar canadiano
»  Fuso Horário: UTC -3.5/8
»  Código Telefônico: 1
»  Possui relacões diplomáticas com o Brasil: Não Informado

Vistos Consulares : Brasileiros necessitam de visto de entrada. Atualmente, os pedidos de vistos de turismo/negócios/trânsito estão demorando em média 20 dias uteis para processamento. Vistos de Estudos demoram em média 70 dias uteis para processamento.

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA COMPLETA PARA SOLICITAÇÃO DE TODOS OS TIPOS DE VISTOS (exceto para vistos de visita temporária – turismo, negócios e cursos de curta duração – de cidadãos que possuam visto e tenham viajado para os EUA ou Canadá nos últimos 10 anos):

» Passaporte com validade mínima de 6 meses.
» Cópia do Passaporte anterior de todas as paginas que possuia vistos e carimbos de entrada (se possuir – Histórico de viagem).
» 2 fotos 3×5 cm recentes, fundo branco, sem sorisso e iguais (fotos de outros tamanhos não são mais aceitas pelo Consulado Canadense).
» Cópia do Imposto de Renda completo com Recibo de entrega, pessoa física, ref. último exercício.
» Se empregados, acrescentar: Cópia dos 3 últimos holerites + carteira profissional/págs com os dados pessoais e o contrato + Carta do  empregador definindo período de férias/ Aviso de férias.
» Se Empregadores, acrescentar: Cópia dos 3 últimos pró-labores + última alteração contratual e cartão CNPJ.
» Cópia dos 3 últimos extratos bancários (Conta corrente + poupança+ investimentos…)
» Se possuir algum parente ou amigo no Canadá, acrescentar: Obtenha uma carta remetida diretamente a você por seus anfitriões no Canadá. Essa carta deverá ser um convite para você visitar o Canadá e deverá estar acompanhada de um documento justificativo da situação de seu anfitrião – uma prova de sua cidadania canadense (por exemplo: certidão de nascimento no Canadá ou cartão de cidadania canadense) ou uma cópia de seu cartão de residente permanente ou visto de residente temporário. Confirme se essa comprovação de situação é legível.
» Estudantes deverão apresentar declaração escolar atualizada.
» Formulário de consentimento do VAC preenchido e assinado em 02 vias
» Formulário Family (IMM 5645)
» Formulário Representative
» Formulário adicional totalmente preenchido e assinado.

Menor, viajando desacompanhado dos pais ou em companhia de apenas 01 progenitor, deverá apresentar autorização de viagem desacompanhado assinado por ambos os pais e Cópia da Certidão de Nascimento; ou, quando for o caso, pelo progenitor que nao realizará a viagem.

 

 

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA PARA SOLICITAÇÃO DE VISTO DE VISITA TEMPORÁRIA (turismo, negócios ou cursos de curta duração) PARA CIDADÃOS QUE POSSUAM VISTO E VIAGEM AO CANADÁ ou EUA NOS ÚLTIMOS 10 ANOS (obrigatório comprovação):

» Passaporte com validade mínima de 6 meses.
» Cópia de todos os vistos e carimbos das viagens realizadas anteriormente (EUA e Canadá) dentro dos últimos 10 anos (Histórico de viagens)
» 2 fotos 3×5 cm recentes, fundo branco, sem sorriso e iguais (fotos de outros tamanhos não são mais aceitas pelo Consulado Canadense).
» Estudantes deverão apresentar declaração escolar atualizada.
» Formulário de consentimento do VAC preenchido e assinado em 02 vias
» Formulário Family por passageiro(IMM 5645)
» Formulário Representative
» Formulário adicional totalmente preenchido e assinado.
Menor, viajando desacompanhado dos pais ou em companhia de apenas 01 progenitor, deverá apresentar autorização de viagem desacompanhado assinado por ambos os pais + Cópia da Ceridão de Nascimento; ou, quano for o caso, pelo progenitor que nao realizará a viagem.

VISTO A TURISMO:

»  Documentação Básica ( de acordo possibilidades acima: se possui ou não visto USA/Canadá e viagem a um destes países nos últimos 10 anos).
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA (IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).

VISTO A NEGÓCIOS:

» Documentação Básica ( de acordo possibilidades acima: se possui ou não visto USA/Canadá e viagem a um destes países nos últimos 10 anos)..
» Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA (IMM 5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
» Carta da empresa do Brasil em papel timbrado.
» Carta convite da empresa Canadense ou prospectos do evento ou ainda inscrição no evento (depende do motivo da viagem – apresentar tudo o que comprove a razão da viagem – e-mails não são aceitos pelo Consulado)

E.T.A (Autorização Eletrônica) – VISTO TURISMO/ NEGÓCIOS / CURSO DE CURTA PERMANÊNCIA

 

Desde o dia 1 de maio 2017 às 10 horas – horário de Brasília- alguns cidadãos brasileiros serão elegíveis a solicitar uma Autorização Eletrônica de Viagem `eTA`, em vez de um visto, para voar para ou transitar em um aeroporto canadense.

QUEM PODE SOLICITAR UM eTA (Autorização de Entrada):

 A partir de 01 de maio, portadores de passaporte brasileiros podem solicitar um eTA se:

– Tiverem obtido um visto canadense nos últimos 10 anos,    ou
– Possuírem um visto de não imigrante válido para os EUA
.

 e somente se a intenção da viagem for:

– Viajar ao Canada por via aérea, utilizando o passaporte Brasileiro válido durante toda viagem;   e
– Viajar para o Canada em visita de curta duração, turismo ou negócios (via de regra para permanência de até 06 meses)
.

 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES PARA SOLICITAÇÃO DO E.T.A:

 

1- Estudantes que realizarem curso inferior a 06 meses no Canada e estiverem dentro da regras do eTA, poderá emiti-lo, porém, deverá estar bem ciente que de não poderá viajar para os EUA por via terrestre, somente via aéreo (excursões com a escola ou com a família Canadense são muito comuns devido a proximidade dos países).
2- Quem possui visto USA válido ou canadense nos últimos 10 anos, viajando via aérea, terão a partir do dia 01/MAI/2017, duas opções: eTA com suas restrições ou o visto estampado.
3- Válido por 05 anos ou até a data da validade do passaporte, o que ocorrer antes
.
4- Permite múltiplas entradas para visitas de curta duração
.
5- Autorização vinculada eletronicamente ao número de passaporte inserido na solicitação, o que significa que a pessoa necessita seja viajar com aquele passaporte específico
.
6- Caso um novo passaporte seja emitido, um novo eTA deverá ser obtido
.
7- Aqueles que possuem um visto canadense válido não necessitam de um eTA
.
8- A autorização 
eTA pode ser recusado, nesses casos será necessário aplicar para o visto junto ao consulado do Canadá.
9- Documentos podem ser solicitados após emissão do eTA
10- 
O E.T.A  NÃO é valido para Brasileiros ingressarem no Canadá via terrestre ou marítima (por exemplo por meio de automóvel, ônibus, trem, etc.) ou de barco, incluindo cruzeiro marítimo pelo Alaska, independente de desembarcar ou não em porto canadense (Obrigatório solicitar o visto estampado).
VISTO A ESTUDOS:

>>Para Cursos com duração de até 6 meses:

»  Documentação Básica. (de acordo possibilidades acima: se possui ou não visto USA/Canadá e viagem a um destes países nos últimos 10 anos).»  Documentos de renda dos pais, comprovação escolar + carta custeio dos pais.
»  ACCEPT da escola Canadense.
»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA(IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado (no campo 1 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá)
> Menores viajando desacompanhados dos pais deverão acrescentar: autorização de viagem dos pais + Cópia da Certidão de Nascimento +  Termo de Custódia* ( modelo disponível neste site)

High School – Atenção! Para High School com permanência de até seis meses aplica-se visto de entrada de uma ou  múltiplas entradas  salvo se na carta de aceite for exigido `Study Permit` ( então neste caso aplica-se visto de estudos ). 

>> Para Cursos com duração superior a 6 meses:  Study Permit 

»  Documentação Básica Completa ( regra de isenção de documentos de renda para quem possui visto/entrada no Canadá ou EUA não é valida para este tipo de aplicação de visto)
»  Documentos de renda dos pais, comprovação escolar + carta custeio dos pais.
»  ACCEPT da escola Canadense.
»  Formulário específico de estudos ( Study Permit).
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado ( no campo 01 deverá especificar nome da escola, cidade, período, tipo de curso e objetivos de estudar no Canadá).
»  Menores de 18 anos desacompanhandos dos pais deverão acrescentar : autorização de viagem dos pais com firma reconhecida em cartório +  Cópia da certidão de Nascimento + Termo de custódia *(modelo disponível neste site).
> Para estudar na Província de Quebec, acrescentar: C.A.Q ( Certificado de Aceitação de Quebec)

Neste caso, necessita-se realizar exames médicos , com médicos credenciados pelo Consulado; porém, estes só poderão ser realizados após entrada no pedido de visto junto ao Consulado; ou seja,  requerentes de permissão de estudos que necessitam realizar exames médicos para a permanência no Canadá, devem nos enviar a solicitação completa (formulários preenchidos,   pagamento e documentação necessária) antes de realizar os exames médicos. Os requerentes devem indicar um endereço de e-mail válido no formulário para que o Setor de Vistos envie o número do processo e autorize realizar os exames médicos. Aqueles que não possuem um e-mail pessoal ativo, deverá informar no formulário que não possui e assim o Setor de Vistos informará o número do processo por carta ou telefone.
Vistos de estudos somente poderão ser finalizados após realização dos exames médicos e recepção por parte do Consulado, dos resultados e portanto, o prazo de liberação da resposta consular será indefinido; sendo que, aconselha-se dar entrada no pedido de visto com pelo menos 02 meses de antecedência.

VISTO EM TRÂNSITO: Considerado trânsito no Canadá, quando o passageiro permanecer até 48 horas na ida e ou na volta e seguir viagem pelo mesmo meio de transporte ( ex. Transitando de avião – avião).

»  Documentação Básica.( de acordo possibilidades acima: se possui ou não visto USA/Canadá e viagem a um destes países nos últimos 10 anos).»  Formulário APPLICATION FOR A TEMPORARY RESIDENT VISA (IMM5257), totalmente preenchido e assinado (cópias frente/verso).
»  Print de reserva aérea com ida e volta confirmada.
»  Formulário Adicional totalmente preenchido e assinado
O requerente já deverá estar com o visto para o país de destino final, quando necessário.

VISTO DE TRABALHO: work permit (W1)
» Documentação básica Completa ( regra de isenção de documentos de renda para quem possui visto/entrada no Canadá ou EUA não é valida para este tipo de aplicação de visto)» Formulário de pedido de visto de trabalho preenchido e assinado
» Formulário adicional totalmente preenchido e assinado
» Oferta de emprego
Poderão ser necessários exames médicos, com médico credenciado, de acordo com o tipo de trabalho e tempo de permanência; neste caso, o Consulado solicitará os exames , após entrada do pedido de visto, o passageiro irá receber um e-mail do consulado, informando o número do processo e solicitando que realize s exames.

Notas Explicativas: Importante ler antes de dar início a um processo de pedido de visto

– * TERMO DE CUSTODIA: Este documento é de responsabilidade da família e/ou escola do Canadá; devendo ser preenchido e assinado; sendo, designado o responsável pelo menor durante o período de estadia no Canadá. O documento preenchido poderá ser apresentado em cópia.
– Desde 31 de Maio de 2006, menores (até 18 anos) viajando desacompanhados ou com apenas um dos pais, indiferente do motivo da viagem,  deverá encaminhar junto com a documentaçao de renda, uma autorização dos pais para viagem do filho(a)
– Todos os documentos de renda enviados para o Consulado Canadense, deverão estar em fotocópia, pois o Consulado não devolve os documentos de renda; sendo que, ao final do processo só será devolvido o passpaporte.
– Todos os requerentes passam a ser a príncipio elegíveis ao visto de múltiplas entradas, ficando a decissão de concessão de 01 ou múltiplas entradas a critério da análise do Oficial consular.
– O tempo de permanência no país é concedido pela imigração no ato da primeira entrada no Canadá.
– O visto específico de estudante, dá direito a trabalhar no Canadá, desde que o trabalho seja dentro do campus da Universidade em que estará estudando.
– Solicitações de vistos para Estudos e Trabalhos que necessitam de exame médico, primeiramente deve ser dado entrada no Consulado, após análise consular, o Consulado irá enviar um e-mail diretamente ao passageiro solicitando a realização dos exames médicos e informando o número do processo.
– Menores viajando desacompanhado ou apenas com 01 dos pais, deverão apresentar: Cópia da Certidão de Nascimento + Autorização de Viagem
– O Consulado Geral do Canadá em São Paulo, não atende ao público às sextas-feiras. Todo requerente que desejar dar entrada pessoalmente no Consulado, deverá fazê-lo de segunda à quinta-feira e deverá estar com agendamento prévio realizado via telefone: (11) 5509 4343.
– As informações acima poderão sofrer alterações sem previo aviso.

IMPORTANTE:

OBS 1: Os formulários devem ser obrigatoriamente impressos frente-verso.
OBS 2: Ref. Certificado de Vacina de Febre amarela favor verificar através dos sites: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/2015-ith-county-list.pdf   e   https://viajante.anvisa.gov.br/viajante/paf_web_frmRoteiroViagem.asp
OBS 3: Outros documentos poderão ser solicitados após análise consular.

ATENÇÃO: Passaportes isentos de visto visitor para o Canadá ( Italy, German, etc ); verificar no link abaixo a exigência de Autorização eletrônica de viagem ( ETA ):http://www.cic.gc.ca/english/visit/visas.asp

Prazos atuais:
 Via despachante: méidia de 20 – 30 dias úteis para processos de turismo/negócios/estudos com prazo inferior 06 meses (desde que todos os documentos estejam corretos e ao analisar o processo o consulado não tenha nenhuma dúvida; pois, se houver alguma dúvida consular, este poderá solicitar mais documentos/informações ou ainda retardar a liberação para melhor análise do processo).
– Via despachante para vistos Estudos/Trabalho: em média 40 – 90 dias úteis
– Local: SÃO PAULO

 

Publicidade