Viajando com Drone.

0
2583
teste

Viajando de avião com o drone na bagagem

Não há o menor problema, desde que você leve o drone na bagagem de mão. Se o drone for muito grande e ultrapasse o limite estabelecido pelas normas aeroviárias, você deve despachá-lo na bagagem de porão e levar as baterias na bagagem de mão.

 

Não existe regulamentação quanto ao transporte de drones em aviões, mas existe normatização quanto ao transporte de baterias do tipo lítio e lítio polímero, obrigando o viajante a transportá-las na bagagem de mão. Essa normatização é validada pela IATA, entidade responsável pela padronização das normas aeroviárias em todo o mundo. Com exceção da bateria, o usuário deve sempre tentar transportar o drone na bagagem de mão.

Chegue antes no aeroporto

Viajar com o drone pode tomar mais tempo na inspeção do aeroporto, então chegue mais cedo que o normal para não ficar nervoso que irá perder o avião e todo aquele stress.

  • Deixe as baterias na mala com fácil acesso pois você precisa retirar e passar separadamente no raio x, como o notebook. Vão inspecionar cada bateria, perguntar para o que é e checar as etiquetas e provavelmente vão ver a mala para o drone.
  • Caso questionem o embarque, você pode argumentar que não existe qualquer proibição da Agência Nacional de Aviação Civil e do IATA, quanto ao transporte de drones em aeronaves, desde que não exceda as dimensões permitidas, e tanto o agente de check-in quanto o inspetor do Raio X, não podem impor restrições.
  • Se você passar por essa situação, você deve chamar o supervisor e argumentar que não há embasamento legal para que eles imponham restrições.
  • Quando você realizar o check-in, recomendo inclusive, nem comentar que está transportando um drone, pois além de ser desnecessário, não há obrigatoriedade do viajante ter que comunicar isso.
  • É muito importante conhecer as regras e tê-las impressas, para que se possa argumentar o assunto caso necessário. No caso das baterias, recomendo a baixar os documentos na seção “Legislação” em Downloads aqui do Brasil Drone, onde estão disponíveis as normas de cada órgão de segurança de aviação do Brasil e Estados Unidos. Com eles em mãos, você pode comprovar que não há restrições quanto o transporte das baterias do drone no avião.
  • Uma recomendação importante, é visitar a página de “bagagem permitida” no site da companhia aérea a ser utilizada e checar se existe alguma informação sobre ao transporte de drones no avião da companhia. Não havendo nada, melhor ainda para você e os atendentes não podem questionar.

 

Publicidade