Dicas para dirigir na Itália.

0
1379

A Itália tem uma excelente rede de estradas e auto-estradas, e é uma das maiores da Europa. Você vai encontrar quase 6400 km de auto-estradas expressas e 288.000 km de estradas secundárias. Nestas estradas há geralmente cobrança de pedágio. Dirija um dos carros de nossa frota ao longo da SS 48 (Grande Strada delle Dolomiti) e desfrute do coração das Dolomitas com paisagens arrebatadoras.

Requisitos
Para alugar um carro na Itália, o condutor deve ter no mínimo 21 anos de idade (a idade mínima pode variar de acordo com a categoria do veículo) e e deve estar habilitado há pelo menos 1 ano. Condutores com idade inferior a 25 anos estão sujeitos ao pagamento de uma taxa adicional para “condutor jovem” paga localmente. Cintos de segurança são obrigatórios para o condutor e todos os passageiros. Crianças com até 12 anos de idade devem viajar sentadas em cadeirinhas apropriadas para sua idade e peso.

Limites de velocidade
Os limites de velocidade na Itália são:

  • Zonas Urbanas: 50 km /h
  • Rodovias secundárias: 100 km /h
  • Auto-estradas: 130 km/h
Cuidados no Trânsito

Na Itália dirige-se pelo lado direito da pista. Esteja ciente que o uso de celular durante a condução é proibido. Se você precisa usar o seu celular, utilize um dispositivo “hands-free”. Multas por infrações de trânsito são pagas localmente. O pagamento é feito em euros ou travelers checks. O uso de câmeras e radares é muito comum.

Postos de combustíveis
Nas principais cidades, o horário de funcionamento dos postos é de 07:00 às 13:0 hs e de 15:30 às 19:00hs. A maioria dos postos fecha aos domingos. Ao longo da auto-estrada é comum encontrar postos de combustíveis abertos 24 h.

Pedágio
Nas auto-estradas italianas há cobrança de pedágio. Você retira o ticket ao entrar na estrada e paga ao sair. O custo depende da distância e, desde 2009, você também pode pagar com cartão de crédito em algumas estações.

Estacionamentos

Em áreas de “zona azul” é possível estacionar por 1 hora. Adquira seu “disco de estacionamento” em escritórios de turismo e postos de gasolina. Ele deve ser colocado de maneira visível no seu painel. Se visitar Roma, dê preferência para estacionamentos fora do centro da cidade. Ao estacionar em cidades menores, as vagas de estacionamento são identificadas por cores. Branco significa estacionamento gratuito e azul estacionamento pago. Leia sempre as informações adicionais indicadas nas placas, uma vez que os regulamentos podem variar de cidade para cidade.

Restrições

Informações Gerais
Muitas das vezes é necessário adquirir uma cobertura adicional para visitar outros países. Por favor, esteja ciente de que você não está autorizado a fazer travessia de balsas com o seu carro de aluguel. Devido à regulamentação dos seguros, existem restrições para as categorias de carros de luxo e viagens para determinados países. Antes de viajar, tenha certeza que seu itinerário será possível com o carro que você pretende alugar. Leia com atenção os termos e condições antes de confirmar sua reserva.

Restrições de Países
Se deseja fazer travessia de fronteiras para países vizinhos ou visitar países do Leste Europeu, favor informar no momento da reserva. Este tipo de aluguel está sujeito à aprovação prévia, pois varia de acordo com a categoria do veículo alugado e o itinerário pretendido. Atenção: durante o inverno, carros sem os pneus de invernos não devem ser conduzidos para a Suíça, a Áustria ou a Alemanha, onde os pneus de Inverno são obrigatórios em períodos de neve.

Publicidade